Escolha uma Página

Usado com frequência cada vez maior, os trabalho executado em home office oferece vantagens diversas tanto para o empregado quanto para o empregador, no caso de empresas dos mais variados portes. Também é apontado como ótima ferramenta para trabalhadores autônomos.

O primeiro registro de trabalho feito de casa data ainda de 1857, quando os operadores de telégrafo executavam suas tarefas sem que fosse necessário sair de suas residências. Ao longo do século XX, principalmente em seu final, quando a internet se popularizou, esse tipo de trabalho vem se tornando cada vez mais frequente.

Por conta da pandemia do Corona Vírus, que assola o planeta desde 2020, o trabalho realizado de casa acabou por ser a saída para que diversas empresas não fechassem as portas e os mais variados trabalhadores autônomos seguissem executando suas atividades.

Apesar das incontáveis vantagens, nem tudo são flores. Abaixo seguem alguns problemas que não raro são ocasionados por conta de o trabalhador não estar em ambiente corporativo.

EXCESSOS NA CARGA DE TRABALHO

Acontece tanto com os autônomos quanto com os empregados vinculados a empresas. O fato de estar em casa pode fazer com que o autônomo trabalhe demais ou que o empregador obrigue o funcionário a trabalhar mais que o tempo previsto em lei por um suposto comodismo pelo fato de o empregado estar em sua residência.

ISOLAMENTO SOCIAL

Por mais que as determinações nos dias de hoje sejam de evitar interações sociais, adaptar-se à mudança de um ambiente corporativo para o home office nem sempre é fácil. Muitas vezes o fato de estar fechado em casa não faz bem a determinadas pessoas. Além disso, claramente o networking é prejudicado.

FALTA DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM PROCESSOS GERENCIAIS

Aqueles que ocupam cargo gerencial e que necessitam administrar uma equipe têm a necessidade de desenvolver habilidades de relacionamento. Quando você trabalha no home office, o isolamento acaba prejudicando essa capacidade. 

A CASA INTERFERINDO NO TRABALHO

Aquela comida caseira todos os dias é ótimo, né? Nem sempre, principalmente quando você precisar perder tempo de trabalho tendo que prepara-la. Além do mais, se você tem filhos, é possível que o fato de estar em casa faça com que seja preciso conciliar trabalho com eles. Misturar ambiente profissional com doméstico pode ser ainda pior do que aturar aquele chato que trabalha na baia ao lado na empresa!

Entenda que, ao misturar os ambientes profissional e doméstico, os eventos também acontecerão de forma misturada. E isso pode levar você à loucura. 

ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE VIRTUAL

Reuniões por aplicativos de conversação em vídeo, mensagens intermináveis de texto e os abomináveis áudios de mais de um minuto. É, acredite, em algum momento você vai sentir saudade daquela salinha da bronca que há em cada escritório.

Estes e outros fatores podem, sim, prejudicar o trabalho em home office. Visando diminuir alguns desses percalços, a Infra Solutions oferece estrutura virtual, instalação e manutenção dos equipamentos necessários para que o sonho de trabalhar de casa não se transforme em um pesadelo. Entre já em contato conosco!

× Como posso te ajudar?